quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CLAUDE MONET ...




Oscar-Claude Monet foi o mais célebre entre os pintores impressionistas. O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX, mais precisamente na França, e mais precisamente ainda com esse quadro. O nome desse movimento é derivado dessa obra de 1872, cujo nome quer dizer Impressão, nascer do sol.
O quadro foi feito com óleo sobre tela, e ele representa o nascer do sol no porto de Havre. Imagens sem limites definidos, e figuras apresentadas como se estivessem borradas são características das pinturas dessa corrente estilística. Um dos motivos para isso foi o advento da máquina fotográfica. Não mais as pinturas precisavam retratar fielmente seus modelos. Em vez de criarem imagens que pareciam reais, os artistas impressionistas procuravam dar meramente uma impressão, como quando olhamos para algo de relance, retratanto contornos vagos e nebulosos, e jogo de luzes oscilantes.
A influência de impressionismo visual se expandiu até a música também. Alguns dos maiores nomes do impressionismo musical são Ravel e Debussy. Quando eu postar alguma peça musical de algum compositor impressionista, eu aprofundo mais o assunto.






.............................

Nenhum comentário: