sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A HISTÓRIA DE DEUS ...



DISCOVERY CHANNEL VÍDEOS :
A HISTÓRIA DE DEUS .



http://www.megaupload.com/?d=7ER6IH3C

http://www.megaupload.com/?d=RJS60QA4

http://www.megaupload.com/?d=AK4DQ5WN



Qualidade: DVDRip
Tamanho: 817 MB
Qtde de mídias: 1






SINOPSE :


Do menor microchip até antibióticos contra infecção para a estrada da informação mundial, o mundo moderno confia em tecnologia e compreensão científica. Onde uma vez nós poderíamos ter consultado um shaman místico para explicar e curar uma doença, nós agora vamos a cientistas cujos resultados são baseados em estudo empírico. Mas fé não acabou. Esta idade moderna, tão dominada e dependente da ciência, também é a idade na qual 98% dos americanos acreditam em Deus. É uma idade na qual tanto o Primeiro-ministro quanto a Rainha de Inglaterra acreditam abertamente em uma vida após a morte. A presença de igrejas está em estado de declínio, contudo, as pessoas acreditam em vários aspectos no sobrenatural - fantasmas e espíritos, videntes, curandeiros - está cada vez mais forte. A igreja católica luta para ganhar mais fiéis. A História de Deus é uma série baseada em um livro que examina esta relação através do tempo, iniciando com o culto primitivo de nossos ancestrais, e conclui com um retrato da fé no mundo moderno. Robert Winston fornece uma perspectiva única; ele é um respeitado cientísta que é também comprometido com o Judaismo, promovendo discussões entre ciência e religião.





EPISÓDIO 1 : A VIDA, O UNIVERSO E O TUDO :


Na cidade de Yazd, no sul do Irã, o sacerdote vigia o fogo sagrado em um templo Zoroastriano. Dizem que ele está queimando continuamente a 2.000 anos. Várias gerações de sacerdotes tem vigiado este fogo, alimentando-o com madeira e cobrindo com cinzas para que ele nunca se apague. O sacerdote usa uma máscara para que seu ar não contamine a chama.
Esta chama sagrada não é Deus, mas por usa pureza, ausência de substância e pelo conforto que oferece, ela é uma das formas que as pessoas tentam imaginar o inimaginável, e descrever o indescritível: a natureza verdadeira de Deus.

Não importa como você define Deus, ou se você acredita nele, o mundo em que vivemos foi moldado pela convicção humana universal de que há algo além da própria vida e de que há um buraco em forma de Deus no centro do universo.
Nós inventamos muitas formas para preencher este buraco com muitos deuses, ou apenas um. Com deuses da caça, da agricultura e da guerra. Deuses do mar e do céu.
Nós imaginamos Deus como uma austera figura paterna ou uma mãe fértil, imaginamos um
Deus de ciúme, justiça e sabedoria infinitos.
Mas afinal, porque a humanidade começou a acreditar em Deus? A resposta pode ser encontrada nas cavernas onde nossos ancestrais se aproximaram pela primeira vez de seus deuses e nos campos onde ainda podemos clamar por sua ajuda. Também na cidade dos mortos, onde os espíritos dos nossos ancestrais são homenagiados e nos templos onde a ira dos deuses tem sido aplacada com sacrifícios sangrentos.
Mas acima de tudo a resposta está no desejo humano de estarmos unidos a algo maior do que nós mesmo, algo que está lém ou profundamente dentro de nós. Para alguns é a realidade suprema que é apenas um outro nome para Deus.
Esta série é sobre a história de Deus e as diversas formas de sua concepção em diferentes épocas e culturas. Mas ao contar a história de Deus, também estaremos contando nossa própria história e compreendendo um pouco mais o que significa ser humano.





EPISÓDIO 2 : FÉ, CIÊNCIA E RELIGIÃO :


Está é a catedral de São Pedro, em Genebra, na Suiça. Uma grande revolução ocorreu aqui. Ela transformou uma igreja medieval construída para glorificar Deus em uma espécie de laboratório dedicado a entende-lo. Estátuas foram removidas, afrescos encobertos. A congregação decidiu conhecer Deus diretamente usando apenas as suas bíblias como guias. Assim começou a reforma protestante 450 anos atrás que redefiniu a relação do homem com Deus, substituindo os mistérios da fé pela certeza da convicção religiosa.
Um outro tipo de catedral fica a apenas uma hora de carro da catedral de São Pedro. É uma catedral da ciência, o CERN (Organização Européia para Pesquisa Núclear), contrído 100 metros abaixo da fronteira entre a França e a Suiça parece algo tirado de um filme de James Bond. Mas este grande laboratório subterrâneo é onde a ciência expande os limites do que sabemos sobre o universo. Ele fica bem longe da catedral de São Pedro, e aqui a busca a Deus, ou pelo menos a idéia que se tem dele, ocorre na matéria bruta que compõem o nosso universo.
Até bem pouco tempo, as pessoas pensavam que a menor unidade do universo era o átomo, mas isso somente até os cientístas conseguirem dividi-lo em partículas muito menores, e a mais estranha e enigmática dessas partículas é o bóson de Higgs, ainda não encontrada. É o que os
cientístas do CERN estão tentando fazer.
Segundo a teoria científica, a partícula de Higgs tem de estar lá em algum lugar da alam subatômica do átomo. Sem ela os átomos não teriam substância, o universo não teria substância e sequer existiria.
Por sua importância, talvez não seja atoa que um iminente físico a tenha chamado de partícula de Deus.
Desde que os homens das cavernas recuavam diante do poder de uma tempestade, Deus tem sido a resposta para todas as coisas que não compreendemos. Mas como a ciência tem respondido melhor as nossas questões, Deus passou a perder terreno.
Hoje me parece que enfrentamos uma escolha desnecessária entre a fé e a racionalidade.
Se os cientístas daqui encontrarem esta partícula, Deus sairá de cena? E se algum dia todos os mistérios da ciência forem desvendados, significará que Deus terá que se aposentar? Será que escreveremos o capítulo final da história de Deus usando a ciência moderna?





EPISÓDIO 3 : DE ACORDO COM AS LEIS :



Estou viajando até o túmulo de Abraão. De acordo com a Bíblia Abraão foi a primeira pessoa a acreditar em um único Deus. A humanidade preferiu acreditar em muitos deuses ao longo da história, mas para 3 bilhões de pessoas no mundo atual, entre judeus, cristões e muçulmanos, o monoteismo, ou a crença em um único Deus, é a pedra angular de sua fé e Abraão é o pai espiritual que todos eles tem em comum.
O túmulo de Abraão fica em Hebrom, cidade controla pelos palestinos na margem ocidental. Barreiras do exército cruzam nosso caminho.
"- Somos da BBC, viemos fazer uma matéria.
- Vocês tem passaporte por favor?
- Sim, nós temos.
- Posso ver?
- Aqui estão."

(Túmulo dos Patriarca - Hebrom) ouve muita violência aqui recentemente, com revoltas, tiros e massacres terríveis.
A tumba é separada, para evitar a ameaça da violência. Judeus de um lado, muçulmanos de outros, ambos sob o olhar vigilante do exército, e entre nós, coberto por um véu, jaz o túmulo do próprio Abraão, um símbolo da nossa herança comum e uma barreira que nos mantêm separados.
O monoteísmo começou com um escolha. Deus. Ele surgiu diante de Abraão e disse: "Eu sou o Deus oniportente, caminhe diante de mim e seja perfeito".
Judeus, cristãos e muçulmanos tiveram que lutar com este Deus exigente. Ao fazerem isto, passaram a ter idéias muito diferentes sobre quem é esse Deus e o que ele espera de nós.
A jornada que irei empreender irá explorar as 3 faces do Deus único, e as diferentes formas com que tentamos caminhar diante dele e sermos perfeitos.



..................

Nenhum comentário: