terça-feira, 2 de março de 2010

SAÚDE DO GATO !!



O gato é um animal biologicamente forte. Existem no entanto, algumas poucas precauções primárias para mantê-los saudáveis.

Se você acaba de adquirir um gato, recomendamos que leve-o ao veterinário, se possível antes de levar o animal para o lar. O doutor irá vacinar o gato e o examinará para constatar o seu estado de saúde.

A escolha do veterinário deve ser cuidadosa pois dele dependerá a saúde e bem-estar do seu gato. O veterinário também estará apto a realizar cirugias, aplicar vacinas, tirar radiografias, receitar medicamentos e outros cuidados importantes.

É importante levar seu gato para exames periódicos. Consulte o seu profissional quanto a frequência com que você deve levar o animal ao consultório.

Os gatos são animais bastante caseiros e não gostam de sair de casa "à força". Por isto, é bastante conveniente chamar o veterinário em sua casa, especialmente se você tem mais gatos para serem atendidos, mas lembre-se que a consulta domiciliar costuma sair bem mais cara, além do profissonal contar com maior aparalhagem em seu consultório.

Sintomas de doenças :

Caso o seu gato apresente um dos sintomas abaixo, leve-o imediatamente para o veterinário.

  • Perda de apetite por tempo prolongado
  • Pelagem opaca e manchada ou com pelagem rala ou falha
  • Diarréia prolongada
  • Áreas do corpo com caroços ou inchaços.
  • Tosse e espirros frequentes
  • Vômitos frequentes
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes


Primeiros Socorros :

Acidente - Um método bom de socorro é enrolar o gato delicadamente em um cobertor para fazer o transporte até o veterinário mais próximo. Se a ferida for grave, tente antes estancar o sangramento pressionando a ferida com bandagem.

Envenenamento - Se o seu gato ingeriu algum tipo de material venenoso como o pigmento de pintura, insetos peçonhentos, chumbinho, pesticidas e etc., leve-o imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento.

Insolação - Leve o gato para um lugar fresco e dê a ele pequenas quantidades de água, devagar e pausadamente.

Estado de choque - Geralmente acompanha um machucado grave e baixa temperatura corporal e pulsação e respiração fracos.
Cubra o animal para mante-lo aquecido e leve-o para o veterinário

Fraturas - Coloque cuidadosamente o seu gato em uma tala, em seguisa leve-o para o veterinário. Geralmente o osso quebrado é o da perna e um pequeno pedaço de madeira firme será suficiente para manter a região da fratura firme até ser atendido por um especialista.







Procure manter seu gato ativo. Reserve um tempo para brincadeiras





A obesidade pode representar um sério risco para a saúde de um gato.






A escovação não deve ser desprezada. É uma força na higiene de seu gato e sua casa.




..................

Nenhum comentário: