O gato é um animal biologicamente forte. Existem no entanto, algumas poucas precauções primárias para mantê-los saudáveis.
Se você acaba de adquirir um gato, recomendamos que leve-o ao veterinário, se possível antes de levar o animal para o lar. O doutor irá vacinar o gato e o examinará para constatar o seu estado de saúde.
A escolha do veterinário deve ser cuidadosa pois dele dependerá a saúde e bem-estar do seu gato. O veterinário também estará apto a realizar cirugias, aplicar vacinas, tirar radiografias, receitar medicamentos e outros cuidados importantes.
É importante levar seu gato para exames periódicos. Consulte o seu profissional quanto a frequência com que você deve levar o animal ao consultório.
Os gatos são animais bastante caseiros e não gostam de sair de casa "à força". Por isto, é bastante conveniente chamar o veterinário em sua casa, especialmente se você tem mais gatos para serem atendidos, mas lembre-se que a consulta domiciliar costuma sair bem mais cara, além do profissonal contar com maior aparalhagem em seu consultório.
Sintomas de doenças :
Caso o seu gato apresente um dos sintomas abaixo, leve-o imediatamente para o veterinário.
- Perda de apetite por tempo prolongado
- Pelagem opaca e manchada ou com pelagem rala ou falha
- Diarréia prolongada
- Áreas do corpo com caroços ou inchaços.
- Tosse e espirros frequentes
- Vômitos frequentes
- Olhos vermelhos e lacrimejantes
Primeiros Socorros :
Acidente - Um método bom de socorro é enrolar o gato delicadamente em um cobertor para fazer o transporte até o veterinário mais próximo. Se a ferida for grave, tente antes estancar o sangramento pressionando a ferida com bandagem.
Envenenamento - Se o seu gato ingeriu algum tipo de material venenoso como o pigmento de pintura, insetos peçonhentos, chumbinho, pesticidas e etc., leve-o imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento.
Insolação - Leve o gato para um lugar fresco e dê a ele pequenas quantidades de água, devagar e pausadamente.
Estado de choque - Geralmente acompanha um machucado grave e baixa temperatura corporal e pulsação e respiração fracos.
Cubra o animal para mante-lo aquecido e leve-o para o veterinário
Fraturas - Coloque cuidadosamente o seu gato em uma tala, em seguisa leve-o para o veterinário. Geralmente o osso quebrado é o da perna e um pequeno pedaço de madeira firme será suficiente para manter a região da fratura firme até ser atendido por um especialista.
Procure manter seu gato ativo. Reserve um tempo para brincadeiras
A obesidade pode representar um sério risco para a saúde de um gato.
A escovação não deve ser desprezada. É uma força na higiene de seu gato e sua casa.
..................
Nenhum comentário:
Postar um comentário