terça-feira, 2 de março de 2010

TUDO SOBRE GATOS !!

TER GATO REQUER RESPONSABILIDADE !!



Se você adquiriu recentemente um gato, parabéns. Saiba que não é difícil cuidar do animal, mas você deve dedicar, no mínimo, alguns minutos do seu dia para cuidar do bem-estar do gato.

Mantenha as tigelas de comida e água sempre bem limpas. Gatos são muito higiênicos e limpos, por isso deixe a caixa de areia livre de fezes e urina. Se possível, mantenha visitas periódicas ao veterinário.

E por fim, não deixe seu gato ir para a rua. Lá eles pegam doenças, pulgas e se metem em brigas. Isso quando não sofrem com crueldades de humanos.
Quem ama cuida.




O ENVELHECIMENTO DOS GATOS !!



Os gatos que vivem sob bons cuidados podem viver mais de 20 anos. Para que atinjam tal idade é recomendável maior atenção à partir dos oito anos de idade, quando ficam menos imunes aos males do envelhecimento.

Vale então um maior cuidado na alimentação além de fazer consultas veterinárias e exames de saúde regulares.

É recomendável que dentes sejam limpos e inspecionados semanalmente. Quanto à alimentação, deve ser estimulada pois o gato passará a ter menos apetite e, consequentemente, comer em menores porções.
Converse com o seu veterinário e saiba mais.




CUIDADO COM A TOXOPLASMOSE !!




Nós que amamos gatos devemos estar atentos
para esta doença que é
muito mais comum do que se pensa.

Gatos estão tão associados a este mal
que até ganhou o nome de "Doença do gato".
Isto porque os bichanos são excelentes caçadores.
Se contaminam ao comer ratos ou aves.

Mais uma razão
para não permitir
que seu gato vá para a rua.


SOBRE A TOXOPLASMOSE :

A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.

Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.

O gato e outros felídeos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.


TRANSMISSÃO :

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondi. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, onde serão pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.


TOXOPLASMA GONDII :

O Toxoplasma gondii é um protozoário parasita intracelular obrigatório do grupo dos Apicomplexa, como outros parasitas como o Plasmodium. Há pouca variação entre os toxoplasmas presentes em diferentes partes do globo, podendo-se dizer que só há praticamente uma estirpe. O toxoplasma só pode reproduzir-se se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas por animais que os (outros) gatos caçam, podendo assim infectá-los. Se for ingerido por seres humanos, a sua reprodução é inviável, uma vez que só no intestino dos felídeos é que pode adaptar formas em que é excretado.


CICLO DE VIDA :


O T.gondii assume diferentes formas em diferentes estágios do seu ciclo.

O ciclo inicia-se pela ingestão de cistos presentes em carne (por exemplo, de porco, rato ou coelho), pelos felídeos. A parede do cisto é dissolvida por enzimas proteolíticas do estômago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos enterócitos (células da mucosaToxoplasma através da reprodução assexuada. Após cinco dias dessa infecção, inicia-se o processo de reprodução sexuada, em que os merozoítos formados na reprodução assexuada dão origem aos gametas. Os gâmetas masculino (microgameta) e feminino (macrogameta), descendentes do mesmo parasita ou de dois diferentes, fundem-se dando origem ao ovo ou zigoto, que após segregar a parede cística dá origem ao oocisto. Este é expulso com as fezes dos animais após nove dias (cada gato expulsa mais de 500 milhões de oocistos em cada defecação). intestinal) do animal e replica-se assexuadamente dando origem a várias gerações de


Já no exterior, sofre divisão meiótica (esporulação) novamente após alguns dias, formando-se dois esporocistos cada um com quatro esporozoítos. Uma forma altamente resistente a desinfectante pode durar cinco anos em condições úmidas. Estes são activados em taquizoítos se forem ingeridos por outro animal, chamado hospedeiro intermediário: por exemplo, um rato ou coelho que coma erva em que algum gato ou outro felídeo tenha defecado ou uma criança ou adulto que mexa com os dedos em material contaminado com fezes e depois leve-os à boca. Os taquizoítos podem se infectar e replicar em todas as células dos mamíferos, exceto nas hemácias. Uma vez ligados a uma célula do hospedeiro, o parasito penetra na célula e forma um vacúolo parasitóforo, dentro do qual se divide. A replicação do parasito continua até que seu número no interior da célula atinja uma massa crítica que provoca a ruptura da célula, liberando parasitos que irão infectar outras células adjacentes. A maior parte dos taquizoítos é eliminada pelas respostas imunes humoral e celular do hospedeiro. Algumas dessas formas produzem oocistos, contendo muitos bradizoítos, ocorrendo em vários órgãos do hospedeiro, mas persistem no SNC e nos músculos. Se o animal for caçado e devorado por um felídeo, os cistos libertam os parasitas dentro do seu intestino, infectando o novo hóspede definitivo.


EPIDEMIOLOGIA :


Existe em todo o mundo. Mais de metade da população, mesmo em países desenvolvidos, tem anticorpos específicos contra o parasita, o que significa que está ou já esteve infectada (o que não significa que tenha tido a sintomatologia da doença, pode ter tido a infecção assintomática). O ser humano é infectado após ingerir oocistos expelidos com as fezes por gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasita de fezes de felídeos (ovelhas, vacasporcos, tal como os humanos são infectados). Levando em conta também, que o modo de contaminação mais comum é ingerindo carne mal cozida e contaminada. e

É importante que as mulheres grávidas façam o exame que detecta se elas são imunes a toxoplasmose.


PROGRESSÃO E SINTOMAS :


O taquizoíto é a forma activa no Homem e nos hospedeiros intermediários, com 5 micrómetros. Invade as células humanas e lá se reproduz por mitose, principalmente nos macrófagos, células musculares e cerebrais. Após ruptura da célula, os parasitas descendentes saem para o exterior e invadem novas células. Na maioria dos casos o sistema imunitário entra em ação e destrói todos os parasitas livres, contudo não detecta aqueles poucos que encistaram. Os indivíduos com sistemas imunitários saudáveis são geralmente assintomáticos. Em indivíduos com SIDA/AIDS, "stress", câncer ou com qualquer outra doença que afete a imunidade, a infecção é grave, pois o sistema imunológico não consegue combater a doença. Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

Os cistos contêm uma forma infectante do parasito, que é o bradizoíto, e em vez de se reproduzir rapidamente, formaram antes estruturas derivadas da célula que infectou, forte e resistente, cheia de liquido e onde o parasita se reproduz lentamente. Os cistos crescem e podem afetar negativamente as estruturas em que se situam, mais frequentemente músculos, o cérebro, no coração ou na retina, podendo levar a alterações neurológicas, problemas cardíacos ou cegueira, mas geralmente sem efeitos nefastos. Os cistos permanecem viáveis por muitos anos, mas não se disseminam devido à imunidade eficaz ganha pelo portador, inclusive contra mais oocitos que possam ser ingeridos. Se o indivíduo desenvolver ou for medicado para imunodeficiência, como após transplantes de órgãos, doenças auto-imunes ou na SIDA/AIDS, as formas ativas podem ser reativadas a partir dos cistos, dando origem a problemas sérios, com sintomas como exantemas (pele vermelha), pneumonia, meningoencefalite com danos no cérebro e miocardite, com mortalidade alta.


DIAGNÓSTICO :


O diagnóstico é pela sorologia, ou seja, detecção dos anticorpos específicos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que só existem nas fases agudas, e IgG que está aumentada na fase crônica da doença.

Na maioria dos casos não é necessário tratamento já que o sistema imunitário geralmente resolve o problema. Na gravidez ou em imunodeprimidos usa-se espiramicina, pirimetamina e sulfadiazina, para controlar a multiplicação do Toxoplasma gondii, mas também deve ser fornecido ao paciente ácido fólínico ou levedura de cerveja, para regularizar o sistema imunológico. Clinicamente é difícil fazer o diagnóstico porque os casos agudos podem levar à morte ou evoluir para a forma crônica. Esta pode assemelhar a outras doenças (mononucleose, por exemplo).


PREVENÇÃO :


Não existem exames que detectam se os gatos possuem ou não o protozoário Toxoplasma gondii; As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.


LIVRO - CONVERSANDO COM OS GATOS :

Há séculos esses tranquilos companheiros do homem intrigam a mente e o coração dos humanos. Ao longo da história, eles têm inspirado artistas, escritores, poetas e compositores. Por que essas adoráveis criaturas suscitam emoções tão extremas nos seres humanos?

Um diálogo incomum de sabedoria felina.

Este livro não foi escrito para ser um manual. Ele é um instrumento para uma compreensão mais profunda. Os gatos da sua vida podem ser professores inestimáveis se você começar a seguir o exemplo de amor desapegado que eles manifestam nos relacionamentos com outros animais e com os seres humanos.

Conversando com os Gatos revela inspiração e uma sabedoria felina que pode proporcionar respostas sobre como estreitar a nossa ligação com essas belas criaturas.


LIVRO - O GATO POR DENTRO :

O Gato por Dentro é uma viagem sentimental pelo ancestral convívio entre gatos e humanos.

William S. Burroughs (1914-1997), célebre escritor beat, autor de Almoço nu e Junky, e inveterado amante de felinos. Escrito na maturidade do autor (entre 1984 e 1986), O gato por dentro traz inventivas e espirituosas reminiscências e reflexões. Burroughs relembra os gatos que passaram pela sua vida, tudo o que fizeram por ele e por sua saúde mental, e parece concluir que, afora as particularidades físicas, pouca diferença há entre humanos e felinos.

Um livro-revelação tanto para fãs de Burroughs quanto de gatos.


FECHE BEM SUA JANELA NO REVEILLON !!



Gatos tem uma audição super sensível. Com a queima de fogos de artifício, muito comum nesta época do ano, eles ficam muito assustados.

Você que sabe disto, na virada do ano não esqueça de fechar portas e janelas da sua casa. É a melhor maneira de proteger seus animais dos barulhos do exterior.

Feliz 2010 para você e seu(s) gato(s).


VÍDEOS :

PAIXÃO INESPERADA :


Por essa ninguém esperava. O macaquinho se apaixonou pela gatinha.

E o amor foi correspondido!






AMOR FELINO :





GATO BRIGA COM A IMPRESSORA :





BRIGA DE CASAL :









BRIGA DE GATOS :














MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS :



Infelizmente um enorme número de animais
(especialmente gatos) sofrem com a crueldade de pessoas covardes.
Embora a sensação de impunidade seja enorme,
grandes progressos já foram feitos nos últimos anos.

Se você testemunhou crueldades contra animais.
Faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.





Infelizmente os gatos são frequentemente vítimas
de crueldades por parte dos humanos
em todo o mundo.

Estes dias, por exemplo,
um gato foi todo enrolado com silver tape nos EUA.

Como o caso de um gato
que foi torturado e morto
por um psicopata na rua.
Porque a lei não pune melhor
esses tipos de crime?




...............................

Nenhum comentário: