quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AS VALQUÍRIAS ...



As Valkyrjor (Valquírias), singular Valkyrja (Valquíria), são as deusas da guerra, e como as Norns (Nornas), são dispensadoras do destino; mas só se ocupam dos guerreiros. Nos campos de batalha, ajudam um vencedor, designam os combatentes que deverão perecer, escolhem aqueles que no Valhöll (Valhalla) farão companhia a Óðinn (Odin).
Elas são representadas sob a forma de virgens com plumagem de cisnes (por isso também chamadas de Virgens-Cisne), capazes de voar através dos céus. São Valkyrjor as personagens importantes como Brynhild, a bela princesa que caiu de amores pelo herói Sigurðr (Sigurd), mas acabou por causar a morte do guerreiro, e também a sua própria. E Sigrdrífa, que na verdade pode ser um outro nome para Brynhild, pois no poema épico Das Nibelungenlied ('A Balada dos Nibelungos'), Brunhild corresponde tanto a Brynhild quanto a Sigrdrífa, pois aquela valkyrja que fora castigada por Óðinn, caindo em um sono de morte, presa em um palácio cercado de fogo, que o famoso herói Sigurðr (Siegfried, no Das Nibelungenlied) desperta-a deste sono, e em troca, a moça lhe ensina, entre outras coisas, o segredo das runas.

Outra valkyrja que aparece nos poemas da Edda Poética é Svava, aquela que se enamorou do jovem herói Helgi, dando-lhe este nome e ensinando-o a falar. Sigrún, também uma valkyrja que se enamorou do outro Helgi, o herói de mesmo nome do anterior. Temos ainda, entre essas lendárias cavaleiras, a mais jovem Norn (Norna) chamada Skulð (Skuld).
Na Völuspá ('A Profecia da Vidente'), vemos também descritas suas famosas cavalgadas através dos céus, imortalizada na música do compositor clássico alemão Richard Wagner. Ali seus nomes são ditos: Hrist, Mist, Skeggiold, Skogul, Hild, Þrud, Hlokk, Herfiotur, Goll, Geirahod, Randgrid, Reginleif, Gunn e Rota.
Todos os povos germânicos criam na existência delas, mas lhe davam nomes diversos, na mitologia dos antigos alemães chamavam-nas Idisi; mas o nome Valkyrja no idioma nórdico (Old Norse) prevaleceu e tem significado muito claro “aquela que escolhe os guerreiros”



.....................

Nenhum comentário: