quarta-feira, 26 de maio de 2010

VAMPIROS NA ÁFRICA !!




Na África, o fenômeno do vampirismo está intimamente ligado à magia e à feitiçaria. Contrariando a opinião de alguns autores, o vampiro era bem conhecido dos africanos, e para confirmar essa afirmação basta analisar a cultura africana e dos países onde houve influência africana, como o Haiti.

Asasabonsam é um vampiro encontrado no folclore Ashanti, que vive no âmago das florestas e tem forma humana. Só é avistado por caçadores que se aventuram nesses territórios. Ele ataca puxando suas vítimas para o alto das árvores.

Obayifo é um feiticeiro (a) que deixa seu corpo para sugar o sangue. As crianças são suas vítimas principais. Eles permanecem incógnitos na comunidade. Quando saem do corpo, fazem-no na forma de uma bola de luz. No Haiti, Luisiana e Jamaica, devido ao vodu e ao sincretismo (sendo o próprio vodu fruto do sincretismo), onde inúmeras influências se encontram culminando em uma tradição mágica poderosa e eclética, a figura do vampiro está intimamente ligada a práticas mágicas, com nítida influência africana.

Em Granada, é chamado Loogaroo, uma corruptela de Loupgarou, lobisomem em francês. Os Loogaroos geralmente eram mulheres praticantes das artes mágicas. Todas as noites, elas saíam em busca do sangue de suas vítimas, deixando seu próprio corpo na forma de uma bola de fogo. Qualquer fresta já era suficiente para o vampiro entrar, mas uma maneira de desviar o ataque, mais uma vez, era colocar arroz ou outra semente qualquer, pois o Loogaroo ficara entretido contando. O Loogaroo ataca também a criação, em especial a de cavalos.



..........

Nenhum comentário: