quarta-feira, 26 de maio de 2010

VAMPIROS NA CULTURA ÁRABE E MUÇULMANA !!


Os muçulmanos têm algumas entidades vampíricas, dentro elas os Ghouls. Ghouls são seres de forma feminina que assombram sepulcros, atacam e devoram seres humanos. São similares à Lilith, ou seja, um demônio feminino que se alimenta de corpos mortos, infestando cemitérios. Escavam as tumbas para devorar as carcaças. Muitas vezes esses Ghouls eram tidos como metade mulher, mantendo uma vida marital sem que o esposo soubesse o que ocorria. Ele atraía suas vítimas até uma ruína deserta, para então sugar o sangue de suas veias e comer sua carne. Nas Mil e Uma Noites, há uma passagem que trata exatamente sobre o Ghoul.

Um rapaz se casa com uma jovem de nome Amine, e ao jantarem ele nota que ela come muito pouco, nem o suficiente para um pardal. O marido observa que ela se ausenta à noite, até que um dia a segue. Ela entra em um cemitério, e o marido se esconde atrás de uma parede, com visão suficiente do cemitério e do local para onde sua esposa ia. Para sua surpresa, ela se metamorfoseia num Ghoul, e outros desses seres se aproximam para uma reunião que acontece bem ali. Ela e outros Ghouls desenterram um corpo, e prontamente o dividem em bocados devorados por todos. Os Ghouls, com grande compostura travavam uma conversa em meio ao seu festim diabólico. Talvez mais fantástico que o prato principal, tenha sido o tema da conversa. O marido, de seu esconderijo, podia ver, mas não ouvir o que se passava. Ao término, lançaram a carcaça de volta à sepultura e a enterraram.

Sidi Nouman (o marido), esperou o próximo jantar com a esposa, que mais uma vez mal tocava os alimentos. Ele perguntou se a carne de um homem morto era mais saborosa que o jantar. O Ghoul se enfureceu e jogou uma maldição sobre Sidi, transformando-o num cachorro. Através das artes mágicas de outra mulher, ele volta à forma humana e ainda ganha uma poção mágica destinada à sua esposa. Quando se defronta com Amine, lança a poção nela com a seguinte frase: “Receba o castigo da maldade”. A feiticeira é transformada em uma égua, e imediatamente conduzida a um estábulo.

Na Turquia, alguns Dervixes eram caçadores de vampiros. Eles podiam ver o espectro do morto e caçá-lo. O seu equipamento consistia em uma longa barra de ferro terminada em ponta aguçada. Juntamente com eles, na profissão, havia os Sabbatarians, pessoas que haviam nascido no sábado, “um dia especial”.

Estes dois tipos de caçadores também eram encontrados na Macedônia. Em uma dessas caçadas um Sabbatarian, perseguido por um vampiro, entra em um celeiro. Sabendo da compulsão natural dos vampiros por contar, ele espera o vampiro se defrontar com os cereais. Aproveitando a detração do vampiro, ele o destrói.


............

Nenhum comentário: